De acordo com Araújo (2000), participação, autonomia, transparência e pluralidade, são elementos e princípios construtivos para uma gestão democrática.
Quando há acesso da comunidade escolar às decisões e à informação na gestão da escola e não somente a presença em eventos ou outros, é possível afirmar que essa condição, é uma característica da gestão democrática. Quando todos os componentes, que participam do processo educativo participam da decisão dos rumos que a escola deve tomar, de que forma essas atitudes devem ser implantadas e avaliando continuamente as ações tomadas, isso mostra um amadurecimento concreto de um trabalho rumo ao fortalecimeto da democracia e cidadania. Pois democracia não é um fim, é no entanto, um processo que a cada etapa vai criando novos desafios.
Outros itens igualmente importantes são: a transparência na prestação de contas; utilização da escola como espaço público; equivalência entre decisões e realidade social da escola; mediações institucionais entre secretaria de educação, conselho municipal de educação e escola; critérios impessoais, objetivos e universais na gestão dos recursos da escola; e existência de instrumentos de controle social do poder público na gestão da escola, que deve ser exercida de forma organizada pela sociedade civil.
Os instrumentos concretos da gestão democrática escolar são: as eleições para diretor, construção coletiva do Projeto Político Pedagógico da escola e do Regimento Escolar. Esses dois importantes documentos, fazem parte da vida e da organização escolar. Criação e fortalecimento do Conselho Escolar, que pode funcionar como um núcleo para a socialização, discussão e construção de trabalhos coletivos da escola. Círculo de Pais e Mestres e Grêmios Estudantis. Estes itens não podem ser mascarados, se valendo da vontade da direção ou tendo objetivos pessoais de uma minoria, dessa forma, não funcionará.
Outros itens igualmente importantes são: a transparência na prestação de contas; utilização da escola como espaço público; equivalência entre decisões e realidade social da escola; mediações institucionais entre secretaria de educação, conselho municipal de educação e escola; critérios impessoais, objetivos e universais na gestão dos recursos da escola; e existência de instrumentos de controle social do poder público na gestão da escola, que deve ser exercida de forma organizada pela sociedade civil.
Os instrumentos concretos da gestão democrática escolar são: as eleições para diretor, construção coletiva do Projeto Político Pedagógico da escola e do Regimento Escolar. Esses dois importantes documentos, fazem parte da vida e da organização escolar. Criação e fortalecimento do Conselho Escolar, que pode funcionar como um núcleo para a socialização, discussão e construção de trabalhos coletivos da escola. Círculo de Pais e Mestres e Grêmios Estudantis. Estes itens não podem ser mascarados, se valendo da vontade da direção ou tendo objetivos pessoais de uma minoria, dessa forma, não funcionará.
Um comentário:
Micheline!
Certamente tens outros registros para fazer das tuas aprendizagens.
Vamos lá.
Estou aguardando hoje é o último dia.
Ok.
Benites
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