A apresentação final do Portfólio de Aprendizágens, me proporcionou uma nova visão em relação a minha postura como aluna universitária. Me deparei com a dificuldade em me expressar e de não me desviar do discurso planejado. Tenho em mente que é preciso focar mais para não sair do objetivo da apresentção. Vi claramente as minhas falhas e acho que é preciso me dedicar mais, para que minha prática pedagógica não se torne vaga e sem evidência. Sei da capacidade que tenho e vou buscar aprimorá-la para poder me fazer entender.
Ao ver a apresentação das minhas colegas de banca, observei que muitas não tem uma turma fixa para trabalhar. Isso proporcionou nelas o desejo de estar em uma sala de aula, para poder viver essa realidade, que é um aprendizado a cada dia. Mas mesmo assim tiveram um grande empenho e mostraram que, cada uma delas tem uma semente a ser regada. E que quando se depararem diante de uma turma vão se apaixonar.
Falando e apaixonada!!! Esse sentimento é o mais adequado para relatar o que senti diante da colega que trabalha com crianças na APAE de Três Cachoeiras. O que ela criou com esses alunos, é de tirar o fôlego. Me emocionei muito e percebi o quanto uma criança, apesar de suas dificuldades pode se desenvolver através de um trabalho voltado para a valorização dos saberes natos dela mesma, deixando-a criar e desenvolver a sua curosidade, esperimentanto muitos sabores, que com certeza são proporcionados pela maravilhosa professora que eles tem.
Ali naquele momento foi possível vivenciar a prática pedagógica de todas as minhas colegas e perceber que a arte de ensinar é uma tarefa difícil demais, mesmo para quem já tem uma visão da nova postura de mediador que devemos ter. Imaginem para que alguém se envolva nela por comodismo, falta de coisa melhor, ou porque é preciso ter um emprego!!! Por esse motivo valorizo todas as minhas colegas que apresentaram nessa banca e quero parabenizá-las pela conciência que adquiriram no decorrer desse semestre de acreditarem na transformação.
Nenhum comentário:
Postar um comentário