LINHA DO TEMPO


Ensinar história é estimular os alunos a fazerem descobertas valorizando o que cada um sabe. A história não existe apenas nos livros, ela é real. É possível vê-la por meio de relatos de pais, avós, onde o aluno pesquisa, seleciona e produz. Essa nova maneira de ensinar história muda o foco: dos grandes homens e seus feitos para as pessoas comuns e seu cotidiano. Entram em cena os costumes da vida real que diminuem também a distância com relação ao passado, onde os alunos deixam de ver a história como capítulos e passam a vê-la como um todo do qual fazem parte.
Quando falamos de História, associamos a épocas passadas e lugares distantes. Muitas vezes, porém, é o lugar em que vivemos, no tempo presente, que está sendo pesquisado. Tanto no estudo de acontecimentos do presente como no estudo de acontecimentos do passado, é preciso ensinar os alunos a identificar fontes de informação, a organizá-las e interpretá-las, a localizar onde os fatos ocorreram e, também, a organizá-los na ordem em que ocorreram. Afinal, estudar História é muito mais do que aprender nomes de pessoas ou datas de acontecimentos do passado. É também uma forma de conhecer e compreender o modo de vida de pessoas que viveram em outras épocas e/ou lugares distantes daquele no qual vivemos. É entender a nossa vida no presente.
É preciso fazer com que o aluno relacione uma época passada com os acontecimentos naquele tempo. As crianças, quando querem se referir a acontecimentos passados de suas próprias vidas, costumam utilizar expressões como "quando eu era bebê", "quando eu tinha três anos" ou ainda "antes de ir para a escola". Estas expressões as ajudam a organizar no tempo o que aconteceu antes e o que aconteceu depois e, assim, definir uma cronologia de suas vidas.
Uma maneira de tornar a contagem de tempo mais acessível para meus alunos é fazê-los construir a sua própria linha de tempo. Além de facilitar na contagem dos anos e nas medidas necessárias para construir uma linha coerente, o aluno vai perceber que faz parte de uma História e que a importância do estudo da História está na vida diária de todo um povo, uma civilização e não apenas em seus heróis ou governantes.
Assim, pedi aos alunos que selecinassem fatos das suas vidas que mereçam destaque na vida de cada um e identifiquem a que fase da vida cada um pertence (ex: quando eu era bebê...). Estimulei meus alunos a selecionarem fotos marcantes de suas vidas através de seus pais, avós, dindos e primos. Montamos individualmente uma linha de tempo colocando os fatos importantes e data. Cada aluno mostrou para os colegas a sua "linha do tempo", onde cada fato pode ter um comentário pessoal narrando o acontecido, colocando a emoção em cada acotecimento. Os alunos usaram muita criatividade na construção da Linha do Tempo.


Vejam alguns trabalhos dos alunos...



2 comentários:

Nadie Christina disse...

Oi Micheline,

É muito bom ver o entusiasmo com que estás realizando as tarefas, refletindo sobre elas e apresentando as experiências compartilhadas com os teus alunos. Continue assim...
Um carinhoso abraço,
Profa. Nádie

Marcia Stormowski disse...

Micheline, muito legal, é esse mesmo o sentido de se fazer linha do tempo com as crianças, é um tempo vivido, experimentado, é uma aprendizagem de uma vida social que a criança vai reavaliar, reviver, olhando para trás. Esse texto está muito bom de ler, continue escrevendo assim! Bjs!! Marcia